NOVA EMPRESA DE SUPORTE MARÍTIMO OFFSHORE
Ambas são empresas angolanas...
Janeiro, Fevereiro e Março de 2024
Revista Petrogás & Bio I No 0
Ambas são empresas angolanas...
NOVA EMPRESA DE SUPORTE MARÍTIMO OFFSHORE
Ambas são empresas angolanas...
NOVA EMPRESA DE SUPORTE MARÍTIMO OFFSHORE
Janeiro, Fevereiro e Março de 2024
Revista Petrogás & Bio I No 0
ENTERPRISE
IN FOCUS
ENTERPRISE
ENTERPRISE

A Octomar e a Cabship assinaram recentemente em Luanda, um memorando de entendimento para a criação de uma nova empresa de apoio marítimo offshore, na zona franca de cabinda. Tanto a OCTOMAR como a CABSHIP terão um interesse participativo de 50% na Joint Venture. Esta parceria entre as 2 empresas angolanas representa um avanço no conteúdo local em angola, isso após a promulgação do recente decreto presidencial n.o 271/2020, que se tornou no principal instrumento jurídico de pro moção do conteúdo local no sector petrolífero em Angola.
O mercado há mais de 20 anos, a OCTOMAR é das principais empresas angolanas prestadoras de ser- viços na industria de petróleo e gás, respondendo por mais de 50% do mercado de serviços de mergulho, destacando-se ainda nos serviços de apoio à construção, exploração e produção de campos petrolíferos, terminais oceânicos e serviços de suporte às FPSO e serviços subaquáicos, sendo que a empresa já conta com 2 subsidi árias, localizadas em Moçambique e nas Ilhas Maurícias.
Com sede na província de Cabinda, a também vencedora do “Angola Oil & Gas Awards 2021”, na categoria de Empresa do Conteúdo Local do Ano, a CABSHIP é uma empresa angolana de gestão e logística e de gestão da cadeia de abastecimento, a operar desde 2009, com uma vasta experiência em Petróleo e Gás, que vem aumen- tando a sua presença em diferentes partes do país, com o objectivo de se tornar num fornecedor de soluções integradas reconhecidas internacionalmente. Na ocasião, Luís Lago de Carvalho, administrador executivo da OCTOMAR disse que “Cabinda foi a província que permitiu à nossa empresa crescer e, acima de tudo, formar a maior parte dos nossos mergulhadoes. Temos continuado a operar em Cabinda, mas a partir da nossa base de Luanda e achemos que devíamos mudar esse quadro tendo agora encontrado um parceiro sólido, e com a mesma visão sobre o conteúdo local, como a CABSHIP, para o fazer. Com a criação da Zona Económica Especial de Cabinda decidimos finalmente avançar e este são primeiro passo para o que esperamos venha a ser uma empresa local com bastante su- cesso e muitos motivos de orgulho para todos.”
Por sua vez, João Filipe CEO da CABSHIP afirmou que esta parceria estratégica entre empresas de capitais angolanos, visa demonstrar o nosso compromisso de continuar a agregar valor na cadeia de valores de prestação de serviços ao sector petrolífero por parte das empresas angolanas.’’ Vamos criar empregos especializados e de suporte. A CABSHIP e a OCTOMAR são empresas com bastante experiência no Oil & Gas, e estão prontas para capitalizar a nova vaga de oportunidades no offshore angolano e, que, nos países vizinhos. E por último, continuaremos comprometidos com a excelência operacional a exceder as expectativas dos nossos clientes, prestando serviços de padrões internacionais”, acrescentou. O futuro terminal marítimo do porto de Caio na província de Cabinda também está na mira da nova Joint Venture 100% angolana, que será registada na Zona Franca de Cabinda.





